domingo, 11 de novembro de 2012



Vendo fósseis desde plantas a conchas
O preço é negociavél, se alguem tiver intressado...

Concha
Coral

Coral

Concha

Concha

Coral

Coral

Concha

Concha
 

domingo, 4 de novembro de 2012



Nas noites de muita humidade de Outono e Primavera os anfíbios saem à rua. Morrem imensos nas estradas. Este video retrata alguns momentos de uma noite a tirar anfíbios da estrada. Espero que gostem!

 Nota: A qualidade de imagem não é das melhores, por isso peço desculpa. Para qualquer dúvida ou para ver melhor como são os anfíbios, vejam as minhas publicações anteriores ou contactem-me

sábado, 27 de outubro de 2012

Centopeia

Centopeia. Nome cíentifico: Scolopendra cingulata.
Esta centopeia pode atingir 12cm. Em adulta  tem uma cor castanha-alaranjada, sendo costitiuda por 17 a 21 segmentos, consoante a idade e região.
É venenosa, logo alimenta-se de outros artrópedes, injetando-lhes veneno.
Curiusidade: Esta centopeia é a maior de Portugal e da Europa.
Esta centopeia gosta de sitios húmidos e abrigados, logo habita pequenos bosques e florestas ,como este:

O resultado da tarde de hoje



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caros visitantes, vim por este meio informar que, (se não se opuserem), gostaria de publicar vídeos e imagens de robótica, que, tal como os animais, também é uma grande paixão para mim.
Iria publicar também  fotografias da minha colecção de rochas e minerais,(pelos quais também me interesso).
Claro que nunca deixarei de publicar postagens sobre animais, os quais serão sempre a minha grande paixão, por isso gostaria que comentassem sobre isto, para saber se aprovam,ou não. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cobra de agua de colar

Cobra de água de colar.Nome cientifico: Natrix natrix.
Esta cobra é relativamente grande, embora a da imagem acima seja juvenil, podem chegar a medir entre 100cm a 120cm. Apresenta uma cabeça grande, bem distinta do resto do corpo, com um focinho arredondado. O dorso apresenta uma cor de fundo acinzentada, acastanhada, ou verde olivácea, apresentando pequenas manchas escuras dispersas irregulares.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lontra

Lutra lutra
Lontra, nome científico:Lutra Lutra.
A lontra é um animal simpático e brincalhão, tem um pescoço reduzido, embora largo, olhos pequenos a cauda é longa e espessa sendo achatada na ponta, facilitando assim o nado.
Alimenta-se de peixe e o seu estado de conservação é ´´Não Ameaçada``.

Lagartixa da montanha

Iberolacerta monticola
Lagartixa da montanha, nome científico: Iberolacerta monticola.
A Lagartixa da montanha, no seu tamanho adulto, pode atingir 15 cm e a cauda atinge normalmente o dobro do comprimento do corpo, excepto quando se encontra em estado de regeneração.Alimenta-se de insetos e outros artrópodes.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Tritão Marmoreado

Triturus marmoratus, couple
Tritão Marmoreado.Nome científico: Trirurus pygmaeus.
O tritão marmoreado apresenta uma cor preta acastanhada com manchas verdes e uma risca vermelha alaranjada ao longo do dorso. Durante a época de reprodução os machos apresentam uma crista dorsal para atrair as fêmeas. Habitam locais escondidos, como troncos caídos, rochas ou outros locais húmidos.O seu estado de conservação é considerado ameaçado.
Este animal, como grade parte dos anfíbios, expele uma substância com um sabor muito desagradável para afastar os predadores.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Morcego nariz de ferradura

Rhinolophus ferrumequinum
Morcego nariz de ferradura. nome cientifico: Rhinolophus ferrumequínum.
Este morcego deve o seu nome á forma do nariz, o qual contêm umas membranas dispostas de forma a que o nariz faça lembrar uma ferradura. Os morcegos são os únicos mamíferos voadores.
Têm uma visão muito fraca, daí a serem animais noturnos.
Habitam lugares escuros, grutas, cavernas, entre outros.
Estes animais alimentam-se de insectos, usando uma espécie de radar situado perto do focinho.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ouriço cacheiro

Erinaceus europaeus
Ouriço cacheiro, nome científico: Erinaceus europaeus. O ouriço cacheiro é o maior insetívoro da fauna Portuguesa, com um comprimento entre 18 a 20 cm, e chegando a pesar 1 kg. Têm as costas cobertas de espinhos e a barriga coberta de pelo. Este animal tem uma visão muito pouco desenvolvida, ao contrario da audição e olfato. É um animal solitário e territorial, de hábitos noturnos.
 Curiosidade: Ao contrário do que as nossas avós nos habituaram, este animal não possuí qualquer tipo de ameaça para os humanos ( veneno, mordidelas, etc...).Estes animais usam os espinhos como meio de defesa, enroscando-se, mas tanbem para apanhar o seu fruto favorito, as maçãs!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pato de bico vermelho

Netta rufina
Pato de bico vermelho. Nome cientifico: Netta rufina.
Esta pato pertence ao grupo das aves mergulhadoras. O macho é facilmente reconhecível devido á cabeça cor de laranja e pelo bico vermelho-vivo, a fêmea é acastanhada. Em Portugal é mais abundante no Alentejo, mas de forma geral é considerado pouco comum.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Morcego de orelhas

Esta semana fui para Vale de Prazeres, (dai a não publicar nada) ,o meu avô tem uma quinta lá e tem umas minas muito intressantes, nas quais encontrei tritões, salamandras, entre outros. Eu queria publicar fotos, mas esquecime da camera... O meu avô é muito forreta, por isso a casa dele nao está em grande estado, incluindo o sotão, no qual encontrei um lindo ''morcego de orelhas'', com o qual passei o resto do dia. Estes morcegos são completamente inofênsivos podendo ser muito sensiveis à luz. Alimentam-se de insectos que conseguem apanhar devido a um orgão no focinho que serve como sensor ultrassónico, conseguindo sentir os movimentos dos insetos, sabendo a que distância estão e a que velocidade vão. Os morcegos desenvolveram este orgão devido à sua falta de visão.

sábado, 18 de agosto de 2012

Cata, uma das de lá de casa

Esta caturra é muito intressante, porque so as fémeas poisam nos homens, e só os machos nas mulheres.
Esta caturra é divertida e gosta de mimos atras do pescoço. É um animal muito bonito e faz muita compania.

Sardão

Sardão, nome ciêntifico: Lacerta lepida. Este lagarto pode chega a viver 25 anos em cativeiro. Quando se sente ameaçado abre a boca e sibila, podendo mesmo saltar para o inimigo. Estes lagartos sofrem uma enorme taxa de mortaldade por atropelamento, já que, (como são de sangue frio) utilisam muitas veses as estradas para se aquecerem.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sapo corredor

Epidalea Calamita
Sapo corredor, nome cientifico: Epidalea calamita. Este sapo é natural de zonas arenosas. Os adultos atingem 60-70 mm de comprimento e distinguem-se facilmente do sapo comum por terem uma risca amarela a meio do dorso. Como o seu nome indica, este sapo não salta, mas corre. Vive até 12 anos e alimenta-se de insetos, carunchos e outros pequenos animais.

Salamandra lusitânica


Chioglossa lusitanica
Salamandra lusitânica, nome cientifico: Chioglossa lusitanica. Este anfíbio habita ribeirinhos e sítios de água límpida. A sua cauda pode atingir dois terços do comprimento do corpo. Se se sentirem em perigo, estas salamandras podem largar a cauda, confundindo assim o predador.O seu estado de conservação está definido como vulnerável, mas está em risco de perda de habitat. como a maioria dos anfíbios, esta salamandra expele um muco tóxico.

Quartzo Spirit

Quartzo Spirit, também chamado Quartzo cato, devido á sua aparência.
Este mineral e encontrado em algumas partes de África-do-Sul.
Este espécie é também apresentado como sendo uma ametista. 

louva-deus

Geomantis larvoides
Este inseto espantoso deve o seu nome á sua posição de repouso, parecendo que está a rezar a deus. Este inseto é muito comum, podendo ser encontrado nos jardins e quintais. O seu corpo é adaptado para se camuflar entre a vegetação, onde normalmente vive. Alimenta-se de insetos que caça com as suas longas patas dianteiras servindo-se delas como foice.
Curiosidade: Este inseto original tem cinco olhos! Dois deles mais compostos, situados nos pontos convencionais. Assim este inseto é capaz de acompanhar os movimentos de tudo em seu redor!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cobras perigosas de Portugal

Em Portugal não há cobras cuja mordedura tenha efeito mortífero nos humanos. Existem várias espécies de cobras em Portugal, algumas venenosas e outras não. Eu escrevo isto para tentar sublinhar que realmente há cobras venenosas em Portugal, mas grande parte delas apenas têm o veneno nos dentes de trás, o qual só usam para ajudar a digerir os alimentos, e não para atacar. Depois também há as que usam o veneno como meio de defesa e é essas é que é preciso ter cuidado, porque a mordidela pode ser dolorosa. Estas cobras não são como a maioria das pessoas pensam, elas não têm mais de 30cm, e para um adulto morrer era preciso que fosse mordido mais de 10 vezes sem parar e sem ser socorrido.

Lagarto de água

Lagarto de água, nome cíentifico: Lacerta Schreiberi. Este lagarto habita florestas temperadas, rios e pastagens. É um animal natural da Península Ibérica. Está tanbem ameaçado por perda de habitat.
É completamente inofensivo.Alimenta-se de insetos e invertebrados (lesmas, caracóis, etc...)
Coriusidade: Como estes lagartos vivem perto de água, se se sentem em perigo saltam para a água e nadam para longe.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sapo comum

Sapo comum, nome cíentifico: Bufo bufo. Este sapo encontra-se distribuido por toda a Europa com exepção á Irlanda e algumas ilhas mediterrânicas. Os adultos podem chegar aos 18cm e a sua pele têm uma aparência verrugosa. A cor pode variar entre o verde e o castanho. Este sapo alimenta-se de invertebrados que caçam com a sua lingua pegajosa.
Atenção: Estes sapos segregam uma substância tóxica como meio de defesa, esta substância e inofensiva, mas provoca um sabor desagradavél.

Cobra rateira

Cobra rateira, nome cíentifico: Malpolon monspessulanus. Esta cobra pode medir entre 160 a 230cm.
Alimenta-se de pequenos animais,mamíferos,aves,répteis e ate de outras cobras, mas principalmente de roedores. Habita locais rochosos e arbustrivos em zonas de planície e de média altitude.
Coriusidade: Esta cobra é venenosa, mas contudo não e perigosa para os humanos, porque o veneno só está situado nos dentes de trás o qual usa como suco digestivo.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mosca doméstica ou comum


As moscas exitem em todo o lado e adaptaram-se bem ao contacto com os seres humanos. Este inseto ingere qualquer tipo de alimento.É considerada um perigo para a saúde devido á capacidade de transportar qualquer tipo de vírus.







Cada mosca fêmea pode por entre 600 a 700 ovos
depositando-os em matéria orgânica em decomposição.
As moscas sentem-se atraídas pelo violeta, daí a cor
dos açougues.

Sun glow um dos de la de casa

Gecko leopardo de cores muito vivas (macho) come tenebrias. Larga a cauda para distrair os predadores. Conseguem ficar meses sem comer devido á sua acumulação de gorduras na cauda.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rã de focinho pontiagudo

Rã de focinho pontiagudo. nome cíentifico:Discoglossus galganoi.Este tipo de rã pode ser encontrada em Portugal e Espanha. Ao contrário do nome a rã de focinho pontiagudo, é na verdade um sapo de tamanho médio.Habita florestas temperadas, pântanos e até pequenos bosques.
Atenção: Esta rã está ameaçada por destruição de habitat.

Gatinhos para adopção




Adoraveis gatinhos para adopção um macho e três fémeas.Dois pretos e dois tigrados. Estão habituados ás pessoas. Por favor se alguém estiver interessado comente.( o macho já não está disponível )

Obrigado!

Canhão de batatas

Outro dia estava a ver um concurso de canhões de batatas na televisão e pus-me a pensar o quanto seria fixe eu fazer um também. Falei disso ao meu pai e ele deixou-me construir um, com a condição de ser ele a disparar primeiro. Comecei a construir o canhão na sexta-feira passada e já só me falta uma peça. Eu publico isto porque acho uma experiência engraçada para se fazer durante as férias. Se quiserem saber como se monta vejam este vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=g3_WhqhxshQ Espero que gostem!


domingo, 12 de agosto de 2012

Rã verde, nome cientifico: Rana perezi . Esta expecie de rã é extremamente comum, de certeza  que já a viu perto de alguns lagos e charcos. Pode variar bastante a cor consoante os habitats.
Atençao: Se lhe pegar agarre-a pelas patas dianteiras, porque senão elas expelem umas toxinas inofensivas, mas se depois meter a mão na boca, nariz e olhos pode ser irritante.Isto acontece em quase todos os sapos e rãs.
Rela comum, nome cientifico: Hyla arborea. Habita os canavais e charcos húmidos. Distingue-se da rela meridional divido a uma risca que sai do olho da rela, na meridional acaba logo, na comum estende-se ao longo do corpo. É completamente inofensiva, e ao contrário da maioria dos sapos e rãs, as relas nao urinam para afastar os predadores.

Eclipse uma das de la de casa

Um belo expecie de gecko leopardo (fêmea). Come tenebrias, e é completamente inofensiva
Curiosidade: Os geckos armazenam gordura na cauda, mas se se sentem em perigo são capazes de largar a cauda, que se fica a contorcer, distraindo assim o predador.

Obrigado Joana!

Trina, uma das de lá de casa

A Trina, um dos meus animais favoritos! Nesta imagem a Trina está a comer o seu rato semanal.
Hoje levantei-me ás 7:30h.da manhã, peguei na bicicleta e fui procurar animais. Durante o caminho eu fui pensando se iria encontrar algum animal, porque ainda era muito cedo. Parei num pequeno bosque e comecei logo a levantar pedras,(pondo-as sempre no sitio),debaixo delas fui encontrando formigas, escaravelhos, lagartixas e um Escorpião enorme, com o qual fiz uns filmes para aqui publicar mas ainda nao os consegui passar para o computador,por favor, se alguem souber como comente.

Obrigado!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O que tenciono com este blog

A minha vida ao principio pode parecer calma e relaxante, mas isso só diz quem realmente não me conhece.Eu gosto de arriscar, de tentar fazer o impossível, por isso mesmo e que eu criei este blog, para tentar ensinar tudo o que eu sei sobre animais, plantas e minerais, para tentar mudar o que regularmente acontece, ou seja, talvez seja mais fácil de compreender desta maneira: Se você visse uma cobra ao pé de si, no meio do campo, o que faria? Certamente tentaria matar a cobra com tudo o que encontrasse, pensando que lhe poderia fazer mal, e depois de a matar, ficaria orgulhoso(a), pensando que se tinha protegido. E e isso que eu quero mudar, porque se você soubesse o que era, ou seja qual a espécie, certamente não a iria matar, porque saberia que a cobra nunca lhe faria mal, a não ser se você a atacasse, e é isso que eu quero tentar, quero tentar ensinar ao mundo a pensar antes de agir porque cada vez mais animais morrem, graças a esse desconhecimento, e com este blog espero ensinar um pouco mais acerca dos animais, publicando videos, fotografias,textos e esclarecendo as suas duvidas.